Se teve um jogo que me fez esperar com muita ansiedade a cada mês que se passou desde seu anúncio até o lançamento, este jogo foi Kinect Star Wars. Como um grande fã da série de Luke Skywalker e Darth Vader, aguardei avido cada segundo para poder sacar meu sabre de luz e detonar com o Império. Pois bem, aí que começamos o problema desde jogo: muito barulho para pouca coisa.
Tudo bem que os controles não são tão apurados como era esperado que fossem. Mas ainda assim, mesmo que não é um grande fã dos Jedis vai curtir empunhar seu sabre e usar a força para destroçar inimigos durante a jornada. O grande ponto negativo está exatamente na duração da diversão. Quando estamos começando a controlar nossos poderes Jedis e somos nomeados como Cavaleiros Jedis, o jogo acaba. (Usei o plural intencionalmente, visto que durante o jogo são sempre dois personagens ativos, podendo ser utilizado um modo cooperativo com dois jogadores diantes do sensor Kinect, ou apenas um). São apenas três fases, onde o Padawan deve provar aos mestres Yoda, Obi Wan e Cia, que está pronto para se sagrar cavaleiro.
Há aqueles que irão dizer que o jogo também possuí outras modalidades para completar a diversão, principalmente se for para realizar uma partida em grupo. E é verdade. Kinect Star Wars possuí, além do modo campanha, os modos Rampage, PodRacing e Dance (???). O primeiro é um modo de destruição bem divertido, onde o jogador assume o papel de um monstro gigante que pisoteia todos seus inimigos. Meio bobo, é verdade, mas dá para arrancar boas risadas. O Segundo, é inspirado nas corridas de Pod's do primeiro filme da nova trilogia da série, e lembra muito o jogo para o clássico Nintendo 64, que era baseado apenas nas corridas dos veículos flutuantes.
Mas e quanto ao modo Dance? Esse é uma polêmica a parte. Muitos odiaram o que fizeram com os personagens do universo Star Wars. E concordo que é um tanto rídiculo ver Darth Vader ou Lord Sirius dançando na tela. Este modo é praticamente um Dance Central do mundo criado por George Lucas.
Por fim, também há um quarto modo de jogo, liberado apenas depois de jogar o modo campanha. Este é o modo de duelo de Lightsabers. Nada mais é do que uma repetição das batalhas contra os supostos "chefes" do modo campanha, com a inclusão do famoso Darth Vader (sim, ele só aparece aqui no jogo). Entretanto, este modo de duelo não empolga nem um pouco. O modos operanti é simples: primeiro o jogador precisa se defender usando um sabre, onde os movimentos do inimigo quase sempre são bem previsíveis, depois é a vez de atacar o oponente. E aí vale tudo. Balançar o sabre desesperadamente é a melhor tática para terminar logo com a luta.
Em resumo, Kinetc Star Wars está longe de ser realmente um grande jogo para o sensor Kinect. A filosofia do título segue o padrão dos já lançados: entreter jogadores casuais. O problema aqui é que os fãs da série Star Wars normalmente não se contentam com pouco, por esta razão o jogo deixa muito a desejar. Não vou negar que foi divertido jogar, mas em pouco mais de 4 horas, já tinha fechado o modo campanha, e minha diversão individual ficou um pouco limitada. Espero sinceramente que o argumento para essa campanha tímida não seja o lançamento de algum DLC...mas vamos aguardar.
Se você ficou curioso e quer conferir um pouco do gameplay do jogo, segue abaixo um vídeo que eu produzi para ilustrar como o sensor funciona com o amado sabre de luz.