Pages

3 de fevereiro de 2015

Por quê o preço não pode ser mais justo?

 Imagem: Origin.com

Acho fabuloso esse sistema de baixar os conteúdos para utilizar diretamente pela internet. Embora eu esteja exatamente entre a geração do disco físico e a do tapeless, confesso que quase sempre sinto falta de ter o DVD, CD ou disco do jogo com encarte bacana e livrinho com informações (mesmo sabendo que no fundo eles não servem para nada). Essas novas gerações tão mais práticas, vão direto ao que interessa. E o que interessa é o conteúdo.

Há alguns meses passei a fazer download de jogos direto pela Xbox Live, PSN e também pelo Steam e Origin. Foi incrível perceber que alguns jogos que nem sei mais aonde estão os discos físicos podem ser baixados rapidamente e novamente jogados e por um preço até mesmo acessível. Fiquei tentado em baixar novamente o clássico Age of Empires II, mas dessa vez nada de gambiarras, tudo no original. 

Os lançamentos é que continuam caros e isso se mostrou um problema quando caí na tentação de lembrar minhas saudosas tardes livres após o colégio e baixei através do Origin o novo The Sims 4. Através do que eles anunciam como "Game time", permitem o download de um jogo completo mas para ser utilizado pelo prazo de 48 horas. Uma degustação para tentar fisgar o jogador a fazer a compra. O mais legal é que uma vez baixados os 5 Gb (acho que é mais ou menos esse o tamanho do jogo) você já tem o jogo no seu pc, basta apenas fazer o pagamento para continuar jogando e, inclusive, dar continuidade ao jogo salvo antes da expiração do prazo de teste.

A tática não é nova e funciona muito bem. Até porque os jogos têm qualidade e são divertidos. Adorei esse novo The Sims, assim como gostava dos anteriores. Tudo me convenceu a fazer a compra, exceto o preço. Não é nem que seja um absurdo de caro. Mas fiquei pensativo sobre pagar os R$ 99 para ter o jogo em definitivo (confesso que ainda estou pensando). Resolvi procurar o disco físico porque caso não tivesse mais interesse no jogo poderia tentar reverter ele em algum dinheiro, tentando reembolsar parte do investimento ao repassá-lo. Me deparei com a surpresa da pouca oferta do disco físico nas lojas virtuais e me senti até mal informado. Talvez a tendência seja mesmo as mídias físicas serem extintas.

Mas uma ideia que não me saiu da cabeça então foi outra. Por quê um jogo como The Sims não pode custar bem menos? Primeiro porque como já sabido de todos que acompanham a série, logicamente serão lançadas várias expansões e portanto há uma forma de quantificar os lucros em cima do jogo a longo prazo. Depois porque acabaram com os intermediários e a necessidade mídias de suporte. Achei que por essa razão conseguiria baixar o jogo pela internet pelo menos com 30% menos gasto do que ao comprar o CD.

Uma outra questão que me deixou ainda mais reflexivo foi quanto a pirataria. Devido a grande facilidade de adquirir os jogos pela Internet, se o custo fosse substancialmente menor creio que não haveria dúvida entre adquirir um produto original, com suporte a atualizações e eventuais correções à uma caixa de pandora no mercado paralelo.